Saturday, June 16, 2012

Testes de intolerância alimentar

Há já algum tempo que andava para fazer um, até porque ganhei uns kilinhos do nada e não cheguei a perceber porquê.

Então esta manhã lá fui eu testar-me. 

Fui a uma clínica nas Twin Towers de nome iCare (desconhecia que o Steve Jobs também tinha clínicas de nutrição).

Tipo de teste: bioimpedância. O mesmo tipo de teste que me fizeram na nutricionista. Uns eléctrodos nos sítios certos que passam corrente pelo corpo e pumba (!) saem os resultados.

Ligaram-me o braço, pus as mãos numa posição especifica e para cada grupo de alimentos (são 32 grupos no total) tocaram-me com uma caneta em ambos os dedos polegares.
Não doeu!

Esperar que o computador processe os resultados e xaraaannn! Um gráfico!


As colunas a encarnado são os grupos de alimentos a que sou intolerante.
E aqui está o problema. Grupos de alimentos. Cada grupo é constituído por X alimentos. Cada alimento tem uma determinada intolerância. Média ponderada dos alimentos que constituem o grupo, dá o valor para o grupo. Ou seja... Até posso ser muito intolerante a uma coisa e não ser a outra e estarem ambos no grupo dos muito intolerantes.

Disseram que podia escolher apenas um grupo para saber alimento por alimento as minhas intolerâncias.

Ora, o mais intolerante corresponde a sumos. Guess what? Não bebo. Arruma para o lado!

O seguinte. Arroz de todos os tipos, feijão branco, centeio, tostas e biscoitos.
Arroz <3
Tostas e biscoitos: essenciais à minha dieta

Bora lá saber este.

Tal como calculava. Dentro do mesmo grupo os valores variam muito.
Basicamente, feijão branco enlantado faz dói-dói (que chatice! Comia todos os dias uma latinha ao piqueno-almoço!), assim como centeio (e não é o pão porque esse está noutro grupo de alimentos tolerantes), arroz selvagem (não posso ir mais para a selva caçar arroz) e arroz branco.
Tostas, biscoitos e arroz basmati é tranquilo. 


Basicamente, ma friends, o que vos quero dizer:
Informem-se sobre que tipo de teste de intolerância vão fazer e se têm possibilidade de saber os resultados de todos os alimentos senão saem de lá basicamente como entraram. A comer tudo o que apetece!




10 comments:

  1. Ahaha, és tão tolerante Maria Uena :P

    E quer dizer que os safaris com o Rei de Espanha, never more?! :P

    ReplyDelete
  2. Há já muita gente que faz isso. E para isso não é preciso nenhum teste.
    Estou-me a referir ao "A comer tudo o que apetece!", claro :P

    ReplyDelete
  3. Babe, sabes que também fiz um desses e que achei que não valia nada! Na clínica onde fui avaliaram-me 3 dos grupos piores (e não apenas um), mas as minhas intolerâncias eram em pequena percentagem (o máximo era de 30% intolerante e era a chocolate... que não como!), ando a ver se faço o teste com análise de sangue... os resultados são totalmente diferentes e (concerteza) muito mais fiáveis! - claro ue o preço também! ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois... as minhas eram de -196%! yeh! mesmo à bruta.
      O teste da Luz são 300€. Lá fiável deve ele ser.

      Estes da bioimpedancia sao um petit ridiculos! É o que é!
      Mas olha, diz que desde que cortei nos hidratos que a minha vidinha melhorou bué :O
      Se calhar descobrimos uma intolerância sem querer hehe

      Delete
  4. e a intolerância pode provocar o quê?
    morte? diarreia?

    é que acho que até hoje já comi de tudo (pelo menos o que há de normal) e ainda não morri.

    devo ser Über tolerante :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. ahahah
      Pode fazer moooontes de coisas.
      Obstipação, dores de estômago, engordar, flatulência (assunto para o Sinto cocó), diarreia, borbulhas, alergias, etc etc etc.
      Acho que não mata xD

      Delete
  5. Faz uma consulta de medicina chinesa ou de naturopatia no IPN. Pagas 10€, és atendida por alunos que estão em estágio e são acompanhados por professores e terapeutas da área e vais ver que daqui a uns tempos não só estás melhor, como perdeste volume, passaste a dormir melhor, etc.. etc.. :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cláudunha, eu fiz isto há um ano :|
      E não podes levar tão a sério as coisas q escrevo aqui xD Isto não é um diário. É um antro de palermice! :p

      Delete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...