Wednesday, May 30, 2012

Teorias da Uena

Ora, since ever que eu sou uma pessoa cheia de teorias (e todas elas baseadas na lógica da batata).

Uma das primeiras teorias das quais tenho memória data de 1994, tinha eu 10 anos. A minha cadela fazia 1 ano e eu teimei com o meu mano que fazia 2 anos porque tinha ido lá para casa antes de fazer 1. Uma verdadeira teoria da batata!

A mais recente prende-se com a neurociência.
Logo no início deste blog, fiz um pergunta sobre bocejos. Ainda não tinha tido oportunidade de desenvolver a questão. Mas ficam desde já a saber que está relacionada com neurónios espelho.

São os neurónios espelho que nos fazem bocejar quando vemos os outros a bocejar (ou tão somente lemos a palavra bocejo).
Acredita-se que estes são cruciais na aprendizagem da linguagem e na imitação.





















São eles que nos fazem chorar quando vemos alguém a chorar. É o caso do Armageddon em que as senhoras se lavam em lágrimas quando o Bruce Willis vai no lugar do Ben Affleck rebentar com o meteorito (eu não sofro deste mal da choradeira em filmes, note-se).
São estes neurónios que nos fazem ficar felizes quando à nossa volta estão felizes.
Basicamente, nós podemos sentir o que os outros estão a fazer.


No caso do marketing, são os neurónios espelho que nos fazem gostar de algumas coisas que, logo aquando do lançamento, odiávamos. Exemplo: óculos de armações grandes. Quando voltaram a ser usados por alguns, a maior parte das pessoas não gostava. Mas começaram a ver numas e noutras caras e começaram, devagarinho, a gostar. E agora estão na moda!



Ora, o que quero concluir daqui é que a Paula Bobone e o Castelo Branco são desprovidos de neurónios espelho e imunes ao marketing.
Eles não usam nada que esteja na moda para o comum mortal. E felizmente o comum mortal também não adere às modas deles!


10 comments:

  1. eheheh Eu tive direito a esta explicação em private :) E percebi, que tenho neuronios desses para dar e vender :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. verdade! :D
      tu és um neuronio espelho com pernas!

      Delete
    2. E uma vasta cabeleira :)

      Delete
    3. epa... estou a visualizar e não é agradável! ahah

      Delete
  2. *lololol adorei a conclusão!! =)

    ReplyDelete
  3. "(eu não sofro deste mal da choradeira em filmes, note-se)"

    É para deduzir então que tens poucos neurónios? :P

    ReplyDelete
    Replies
    1. é sim!
      tenho menos que o resto do mulherio :p

      Delete
  4. LOLOLOLOLOL como verdadeira psic que sou, ADOOOOORO a teoria dos neurónios espelho... tal e qual! qual ciência, a sabedoria da batata comum por vezes é bem mais verdadeira...

    ReplyDelete
    Replies
    1. ahahahah
      sempre que me surgir uma teoria batateana partilho aqui :D

      Delete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...